quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Prefeitura volta atrás e libera verba para equipes esportivas



A Prefeitura de Sorocaba vai destinar às equipes de representação da cidade a quarta parcela do Fundo de Apoio do Desporto Amador de Sorocaba (Fadas), no valor de R$ 436 mil.

O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) obteve a confirmação na manhã desta quinta-feira (18), por meio de telefonema do secretário de Governo e Segurança Comunitária, Toni Silveira.



Ex-secretário de Esporte e Lazer, o vereador e atribui à mudança no posicionamento do Executivo à mobilização das entidades esportivas desde o dia 5 de agosto, data da publicação, pelo Jornal Município de Sorocaba de um decreto do prefeito Antonio Carlos Pannunzio anulando o repasse.

Membro da Comissão de Cultura e Esporte, Yabiku acompanhou representantes das equipes em uma reunião com Toni Silveira na manhã da última quarta-feira (17).



Na ocasião, o vereador alertou sobre os possíveis impactos negativos caso o corte da última parcela do Fadas em 2016 se confirmasse, como a interrupção dos projetos sociais e de iniciação esportiva, que beneficiam centenas de crianças e adolescentes, e a demissão de dezenas de funcionários e atletas.

Para Yabiku, sem a mobilização das equipes, dificilmente a Prefeitura voltaria atrás na decisão. A presença dos atletas e dirigentes em sessões da Câmara Municipal, com a manifestação de representantes na tribuna, a divulgação do assunto pela imprensa e a repercussão nas redes sociais, que, inclusive, motivou o envio de e-mails solicitando ajuda aos vereadores, favoreceu a mudança.




Ao defender que as entidades esportivas se mantenham mobilizadas e organizadas, Yabiku acredita que o próximo passo a confirmação da presença de Sorocaba nos na 80.ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI 2016), entre dias 10 e 24 de setembro, em São Bernardo do Campo.

Caso confirme a desistência, em 2017, Sorocaba estará impedida de participar dos Jogos Regionais (JOR) e dos JAI, perdendo a condição de cidade-sede, o que também comprometeria o Fadas em 2017.


“É preciso resolver um problema de cada vez. Semana passada, foi o do Varzeano; hoje, foi o do Fadas. Agora é a questão dos Jogos Abertos: é preciso que todos continuem unidos para conseguirmos achar uma solução”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário