O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) apresentou requerimento questionando a Prefeitura de Sorocaba sobre o processo licitatório visando a participação da cidade na 80.ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI 2016, o Comitê de Otimização do Gasto Público (Cotim) não havia informado o número da reserva orçamentária desta finalidade, o que impede a Secretaria da Administração (Sead) abrir a licitação para montagem do alojamento e transporte da delegação.
Caso providências não sejam tomadas urgentemente, não haverá tempo hábil de concluir o processo, o que impedirá Sorocaba de ir à competição.
A Prefeitura de Sorocaba só confirmou na última semana a presença nos JAI 2016, programados entre os dias 10 e 24 de setembro em São Bernardo do Campo.
A incerteza se deu após o dia 5 de agosto, quando o Jornal Município de Sorocaba publicou decreto do prefeito Antonio Carlos Pannunzio anulando a última parcela do Fundo de Apoio ao Desporto Amador de Sorocaba (Fadas) destinada às equipes de representação, após orientação Cotim, que anteriormente já havia cancelado o Campeonato Municipal de Futebol Varzeano.
Após a mobilização dos atletas e dirigentes, com repercussão do assunto na imprensa, redes sociais e na Câmara Municipal, o Poder Executivo revogou as decisões.
Yabiku, que já havia questionado o assunto em 9 de agosto, por meio do Requerimento nº 1735/2016, lamenta que após toda repercussão negativa sobre a ausência de Sorocaba nos JAI 2016 ser revertida por conta pressão da opinião pública, agora a cidade corra o risco de ficar de fora por conta de entraves burocráticos.
“Apenas lembrando, se Sorocaba não ir aos JAI 2016, em 2017, ficará de fora dos Jogos Regionais e perderá a condição de participante e cidade-sede dos JAI 2017. Após 63 anos, temos a oportunidade em sediar novamente uma das maiores competições da América Latina, com mais de 10 mil atletas, dá visibilidade a cidade e movimenta importantes setores da economia. Seria lamentável deixar essa chance passar”, ressalta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário