quarta-feira, 3 de agosto de 2016
Japoneses participam de intercâmbio no Magnus Futsal
Um grupo de jovens atletas japoneses encontra-se em Sorocaba para participar, durante 10 dias, de um programa de intercâmbio com o Magnus Futsal.
O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), secretário de Esporte e Lazer quando a equipe se estabeleceu na cidade, acompanhou o treino dos garotos na manhã desta quarta-feira (3), no Ginásio Municipal de Esportes do Éden.
Entre os jogadores, está Kentaro Seki, 21 anos (foto), por coincidência, amigo de um sobrinho-neto do vereador que mora no Japão. Os dois se conheceram na noite da última terça-feira (2), no hotel onde a delegação nipônica está hospedada.
O grupo, formado por oito atletas, iniciou os trabalhos na última segunda-feira (1) e permanecerá na cidade até o próximo dia 10. Durante o período, eles participarão de treinos, clínicas, amistosos, assistirão a treinos e jogos da equipe principal, dentre outras atividades.
Para Yabiku, esse intercâmbio é uma grande oportunidade de desenvolvimento esportivo para os garotos e para consolidar o Magnus Futsal em Sorocaba, projeto iniciado em 2013 e que acompanha desde as primeiras tratativas, desenvolvidas em seu período a frente da Semes.
“Além do título mundial e dos craques da Seleção Brasileira, liderados pelo Falcão, essa iniciativa divulga ainda Sorocaba no exterior”, acredita.
Embora tenha conhecido Sorocaba somente agora, Kentaro fala português fluentemente, pois morou durante seis meses em Curitiba-PR; sua namorada é brasileira, descendente de japoneses e moradora de Jundiaí; e convive com amigos brasileiros moradores do Japão.
Dentre eles, está o sobrinho-neto do vereador Yabiku, Willian Sandy Yabiku, quem conheceu jogando futsal. Aliás, foi Willian quem intermediou o encontro entre o atleta e o tio-avô, por meio de contato pelo Facebook.
Kentaro inclusive vai permanecer no Brasil por mais alguns dias depois do término do intercâmbio: irá ao Rio de Janeiro, assistir algumas competições das Olimpíadas, e visitar as cidades de Jundiaí, Curitiba e Bandeirantes-PR. Porém, seus planos são de permanecer no país por ainda mais tempo.
“Esses dias em Sorocaba serão importantes para aprender mais. Tenho muita vontade de jogar futsal no Brasil, até porque gosto daqui e estou acostumado com o país”, revela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário