![]() |
Foto: Divulgação / LSB |
O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) apresentou um requerimento à Prefeitura de Sorocaba sugerindo a criação de uma comissão intersetorial a fim de acompanhar a organização de eventos esportivos.
Como Sorocaba cada vez mais é escolhida para sediar competições de grande porte, que ajudam a projetar o nome e movimentar a economia da cidade, a proposta visa prevenir e coibir eventuais transtornos, como os ocorridos entre os últimos dias 26 e 29 de maio, durante os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (Juca), que estão sendo apurados pelos órgãos de Segurança Pública.
Yabiku lembra que uma das críticas mais ouvidas na época em que assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), em janeiro de 2013, era de que a cidade não costumava receber grandes competições.
A situação se alterou nos últimos anos, pois Sorocaba sediou, por exemplo, os treinos abertos da Argélia e do Japão na Copa do Mundo 2014 (as seleções se hospedaram, respectivamente, em Sorocaba e Itu durante o campeonato); Jogos Regionais (2014) e Jogos Universitários de Direito (2015). Em 2017, a cidade deve receber os Jogos Abertos do Interior.
![]() |
Foto: Arquivo / Jornal Cruzeiro do Sul |
Entre os principais benefícios destes eventos, Yabiku cita que o esporte traz visibilidade à cidade e atrai milhares de visitantes, movimentando importantes setores da economia, como hotéis, transporte por táxi, comércio, bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, dentre outros.
“Com essa comissão, proponho que todos os setores da Prefeitura tenham amplo conhecimento destas grandes competições e envolva diferentes segmentos da sociedade civil, a fim de corrigir erros e prevenir que tais problemas voltem a ocorrer”, destaca o vereador.
O requerimento propõe que a comissão seja formada pelas Secretarias de Esporte e Lazer (Semes), Educação (Sedu), Cultura (Secult), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e de Governo e Segurança Comunitária (SEG); além de representantes de segmentos da sociedade civil, como a categoria dos taxistas e do Sindicato de Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares de Sorocaba.
“Outros vereadores sugeriram a participação de outros órgãos, como o Ministério Público e o Conselho Tutelar. Acredito que todos possam contribuir para que estes eventos corram da melhor forma possível e a cidade toda saia ganhando”, ressalta Yabiku.
![]() |
Foto: Facebook / Cruzeirão 2016 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário