quinta-feira, 9 de junho de 2016

Yabiku lembra das principais ações como secretário de Esporte


O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) fez um pronunciamento, na sessão legislativa desta quinta-feira (9), apresentando um balanço das principais ações desenvolvidas em sua gestão à frente da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes), entre janeiro de 2013 e abril de 2016.

Apesar da crise econômica sentida em todo país, Yabiku destaca que “sem reinventar a roda”, com poucos recursos e o fundamental apoio dos servidores da pasta, a Semes manteve vários programas, aprimorou outros, implantou novidades e desenvolveu parcerias com empresas e instituições, trazendo visibilidade à cidade e cumprindo a função do esporte como meio de integração social, saúde e qualidade de vida.



Entre as mudanças, Yabiku menciona que Sorocaba passou a sediar grandes eventos esportivos, como os treinos abertos de Japão e Argélia para a Copa do Mundo 2014 no Estádio Municipal “Walter Ribeiro” (CIC) e a permanência da seleção argelina na cidade durante a primeira fase da disputa; os Jogos Regionais após 16 anos, em 2014, reunindo mais de 7 mil atletas de 59 municípios.



Nos próximos meses, estão programados a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016, em 17 de julho; e os Jogos Abertos do Interior, em 2017, considerado o maior evento esportivo da América Latina.

“Até 2013, Sorocaba era muito criticada por não receber nada no esporte, situação que agora mudou. Esses eventos atraem milhares de visitantes para a cidade e movimentam importantes setores da economia, como hotéis, taxistas, comércio, bares, restaurantes, padarias, entre outros”, exemplifica.



O período de Yabiku na Semes coincidiu com a reestruturação do São Bento, com o clube deixando a série A3, passando pela A2 e retornando à A1 do Campeonato Paulista, terminando a competição na 5ª colocação em 2016 e classificando-se para a série D do Campeonato Brasileiro de 2016 e 2017.

“Apesar de grandes restrições orçamentárias, a Semes conseguiu fazer reparos fundamentais no gramado e fazer a licitação para manutenção da estrutura das arquibancadas e das torres de iluminação, fundamentais para manter o CIC apto aos jogos”, explica.





Para todas as idades 

A Semes desenvolve uma série de programas de incentivo à prática de atividades físicas e maior qualidade de vida, como o projeto Caminhada, que reúne cerca de 1.500 participantes em unidades de saúde, centros esportivos (CE) e escolas municipais; Ginástica no Parque, com aulas gratuitas no Parque das Águas, Jardim Ipiranga e Vila Formosa; o Via Viva, com ações de lazer ao longo de 12 quilômetros de ciclovias entre o Campolim e o Parque das Águas; e o Viva Esporte Terceira Idade, programa de treinamento e inclusão esportiva aos idosos, que já resultou no tricampeonato de Sorocaba nos Jogos Regionais do Idoso.




Além disso, foi implantada em frente ao Clube do Idoso, em Pinheiros, uma quadra pública de gatebol, onde acontecem aulas da modalidade em parceria com a União Cultural e Esportiva Nipobrasileira de Sorocaba (Ucens). Já o CE do Jardim Maria Eugênia passou a contar com a primeira quadra pública de tênis da cidade. Além disso, receberam obras e intervenções espaços esportivos em diferentes bairros da cidade, como Aparecidinha e o Jardim Marco Antonio.

Por meio de apoio e parcerias do Poder Público com empresas, entidades, entre outras instituições, Sorocaba sedia anualmente mais 30 corridas de rua, movimentando um público acima de 70 mil pessoas e dando à cidade visibilidade no cenário nacional, junto a outras grandes cidades e capitais que sediam este tipo de competição.



Sucesso de participação e público

Nestes três anos, Yabiku lembra que Sorocaba sagrou-se pela primeira vez campeã dos Jogos Abertos do Interior, em 2015, além do título (2014) e dois vice-campeonatos (2013 e 2015) nos Jogos Regionais, conquistas obtidas com a participação de todas as associações e ligas esportivas.

Entre estes, o Clube Sorocabano de Bicicross, que representa Sorocaba nessas competições e sagrou-se Campeão Panamericano de BMX.

Desde 2013, a cidade é representada pelo Sorocaba Futsal na elite do esporte, a exemplo da LSB no basquete. Liderada pelo craque Falcão, a equipe já conquistou grandes competições na modalidade, como a Liga Paulista, a Liga Nacional e a Libertadores da América.



As competições promovidas pela Semes também costumas reunir anualmente grandes públicos e quantidade participantes, como os Campeonatos de Futebol Varzeano, que reúne cerca de 4 mil atletas amadores; o Cruzeirão, maior torneio aberto de futsal do país, com cerca de 300 equipes e 4.500 atletas; os Jogos Escolares, com mais de 8.500 crianças e adolescentes de escolas municipais, estaduais e particulares; o Cruzeirinho, com cerca de 3.200 crianças na disputa do futsal; além dos projetos de inclusão social e iniciação ao esporte promovidos pelas ligas e aulas nos próprios municipais.

A atual Administração Municipal entregou dois novos ginásios de esportes no Éden e Jardim Nilton Torres, com medidas oficiais para diversas modalidades, e desenvolve as últimas etapas das obras da Arena Multiúso, no bairro Ipanema das Pedras, altura do Km 103 da Rodovia Raposo Tavares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário