terça-feira, 10 de maio de 2016

Yabiku sugere retomada de estudos para metrô de superfície

VLT em implantação no Rio de Janeiro (Foto: EBC)


Uma ideia levantada durante a década de 1970, lembrada nos anos seguintes e que chegou a ser considerada recentemente, o vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) defende o desenvolvimento de estudos a respeito da implantação de um sistema de transporte por metrô de superfície em Sorocaba.

Por meio de requerimento, o vereador sugere que a Prefeitura analise a viabilidade da proposta, tendo em vista os contínuos aumentos da frota de veículos e da população da cidade e sua Região Metropolitana e a não concretização de projetos na área de transporte público, como o BRT – Ônibus Rápido, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e o “trem rápido” com destino a São Paulo.

Yabiku lembra que desde 1974, ano em que ingressou na Prefeitura de Sorocaba como engenheiro, a adoção do metrô de superfície no transporte urbano já era cogitada, embora o perfil da cidade fosse muito diferente do atual.

Hoje, Sorocaba tem quase 700 mil habitantes, é centro de uma Região Metropolitana com 27 cidades e cerca de 1,8 milhão de pessoas e um polo de atração nas áreas da indústria, comércio, educação, lazer e prestação de serviços.

“Com cada vez mais carros nas ruas, crescem os congestionamentos e a poluição, por exemplo. Como o metrô de superfície poderia aproveitar a linha férrea já existente, é uma alternativa que deve ser levada em conta por essa e futuras administrações municipais”, justifica.

O sistema poderia aproveitar a linha férrea
já existente em Sorocaba 
(Foto: Zaqueu Proença / Secom Sorocaba)


De acordo com levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), até o final de 2015, Sorocaba registrava uma frota de 440.444 veículos, o que representa um índice médio de 1,46 veículo por habitante.

Conforme a mesma pesquisa, a frota local aumentou em 35,6% entre 2010 e 2015, mesmo período em que a população da cidade cresceu 9,9%.

Yabiku ressalta que o Poder Público tem como atribuição o planejamento, operação e fiscalização do sistema de transporte coletivo, situação que exige monitoramento contínuo para investimentos em curto, médio e longo prazo.

O vereador ressalta a necessidade de Sorocaba investir nessa área, lembrando de algumas ações anunciadas que não foram implantadas, como o BRT – Ônibus Rápido, por parte da Prefeitura, e o “trem rápido” que ligaria Sorocaba a São Paulo, adiado pelo Governo do Estado de São Paulo de 2017 a prazo indeterminado, cuja malha viária permitiria a operação simultânea de um sistema de transporte urbano por metrô de superfície ou VLT.

No requerimento, Yabiku defende que a Prefeitura analise a viabilidade técnica e financeira da implantação do metrô de superfície a curto, médio ou longo prazo, lembrando que o sistema exige menores tempo e custos de implantação, manutenção e prazo de amortização em comparação ao sistema de metrô subterrâneo, além de aproveitar parte da linha férrea já existente.

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