O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) representou a Câmara Municipal durante a inauguração da Praça da Biodiversidade, na manhã deste sábado (7).
Localizada em uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados entre as pontes do Pinga-Pinga e “Fernando de Luca Neto”, Yabiku destacou a recuperação ambiental de um importante espaço à margem direita do Rio Sorocaba, viabilizadas depois das obras viárias para interligação entre a Alameda Batatais e as Avenidas Dom Aguirre e Professor Joaquim Silva, no Jardim Saira.
A cerimônia de inauguração, presidida pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio, contou com atividades educativas gratuitas, como o plantio e distribuição de mudas de árvores, monitores para orientar os visitantes e exposições sobre a fauna e a flora da região.
O vereador plantou uma muda de árvore acompanhado por seu sobrinho, Luiz Yabiku |
“É uma praça muito bonita, um espaço gostoso de convivência e que recupera essa grande área próxima do Rio Sorocaba, com novas árvores e plantas, que possibilitam a sobrevivência de peixes, pássaros, aves, entre outros animais”, explica Yabiku.
Para o vereador, a Praça da Biodiversidade complementou as obras viárias desenvolvidas no local, que, por meio de um sistema binário entre as Avenidas 15 de Agosto e Professor Joaquim Silva, passando pela Alameda Batatais, criou uma alternativa de tráfego entre a Dom Aguirre e as regiões da Vila Progresso e Jardim Iguatemi com o Alto da Boa e a Zona Industrial.
“Já tinha ajudado a desafogar o trânsito. Agora, com a nova praça, estão resolvidos dois problemas”, acredita Yabiku.
Iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Praça da Biodiversidade é um espaço conceito, no qual elementos da flora local, e outras estruturas, foram implantados com o objetivo de possibilitar abrigo e alimentação para animais da região, particularmente de pássaros, funcionando como um refúgio da biodiversidade na área urbana.
Entre os atrativos, a praça oferece 1.100 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado, como sibipiruna, jequitibá, quaresmeira, ipê branco e amarelo; um brejo (ambiente aquático com plantas); jardins com arbustos e pequenas árvores para a atração de abelhas; sistema de iluminação de LED; uma escultura feita a partir de uma pá eólica, grafitada pelos artistas Will Ferreira e Michel Japs; esculturas feitas a partir de troncos de árvores, do carpinteiro Dimas Pires; e área inteiramente gramada, onde os visitantes podem caminha e fazer piquenique, por exemplo.
Ao final da solenidade, o vereador Yabiku participou de um plantio de mudas de árvores nativas, acompanhado por seu sobrinho, o engenheiro Luiz Yabiku.
A inauguração ainda reuniu a vice-prefeita Edith Di Giorgi, o secretário de Meio Ambiente, Clébson Ribeiro, o vereador Carlos Leite, dentre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário