quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Câmara homenageia profissionais da Biomedicina

No centro, o representante em Sorocaba do Conselho Regional de Biomedicina,
entre o vereador Yabiku e o assessor Sérgio Almeida


A Câmara Municipal promove nesta quinta-feira (15), a partir das 19h30, uma sessão solene em comemoração ao Dia do Biomédico. A homenagem acontece por solicitação do vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), autor da Lei n.º 11447/2016, que oficializou a data no calendário oficial de Sorocaba.

Embora possua mais de 35 áreas de atuação, algumas delas bem presentes no cotidiano, a Biomedicina ainda é desconhecida pela maioria da população.

O curso superior de Biomedicina foi regulamentado no Brasil em 1966, com o nome de Ciências Biológicas - Modalidade Médica, inicialmente na Escola Paulista de Medicina (hoje vinculada à Unifesp) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O objetivo inicial era a formação de profissionais biomédicos para atuarem como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de medicina e de odontologia, bem como de pesquisadores das áreas de ciências aplicadas.


No ano seguinte, o curso foi implantado na Faculdade de Ciências Médicas de Botucatu (atual Unesp) e no campus Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), chegando posteriormente às Universidades Federais de Pernambuco (1968) e do Pará (1971), expandindo-se gradativamente para instituições de todo país. Atualmente, a Biomedicina está consolidada como profissão e é regulamentada por Conselho Federal e cinco Conselhos Regionais.

Entre as diferentes atribuições deste profissional, estão a realização de exames que possibilitam o diagnóstico por imagem;  elucidar crimes, por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil; exames de biologia molecular; pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias; industrialização de medicamentos; exames clínicos em laboratórios e hospitais; dentre outras.

No Brasil, atuam mais 55 mil profissionais de Biomedicina. Em Sorocaba, são mais de 50 biomédicos nos setores público e privado, que trabalham em laboratórios, hospitais, indústrias e empresas diversas, ao lado de outros profissionais, tais como médicos, fisioterapeutas, odontologistas, enfermeiros e fonoaudiólogos. A sessão solene vai homenagear profissionais da área de Biomedicina de Sorocaba e região.



Nenhum comentário:

Postar um comentário