terça-feira, 1 de novembro de 2016

Yabiku reivindica a Crespo que Sorocaba sedie os Jogos Abertos

Foto: Magnus Futsal / Divulgação


O vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB) solicitou ao prefeito eleito, o vereador José Crespo (DEM), que reveja a decisão da atual Administração Municipal e confirme Sorocaba como sede da 81.ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI 2017).

Embora o prefeito Antonio Carlos Pannunzio tenha aberto mão de participar competição de forma oficial, com o fim do período eleitoral, a Prefeitura pode voltar atrás na decisão, caso nenhuma outra se candidate ao posto de cidade-sede.

A Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) confirmou Sorocaba como cidade-sede do JES 2017 ainda no primeiro semestre.

Foto: LSB / Divulgação


Entretanto, a iniciativa vem sendo alvo de uma serie de ações contraditórias desde então. No mês de agosto, um decreto determinou o corte de R$ 436 mil referentes à ultima parcela do Fundo de Apoio ao Desporto Amador de Sorocaba (Fadas), o que inviabilizaria a participação de Sorocaba nos JAI 2016 e, por consequência, nos Jogos Regionais e nos JAI em 2017.

Após manifestação contrária das equipes de representação, requerimentos de autoria de Yabiku e outros vereadores, a repercussão do caso pela imprensa e críticas por parte da população, tanto nas sessões do Legislativo quanto nas redes sociais, a Administração Municipal revogou a decisão.

Entretanto, a imprensa noticiou em setembro que, ainda no mês de junho, Pannunzio encaminhou ofício à SELJ desistindo oficialmente de sediar a competição, informação confirmada em entrevista pelo prefeito e que pegou de surpresa, inclusive, servidores da Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

Foto: Ucens / Arquivo


Titular da Semes de janeiro de 2013 a março de 2016, Yabiku conta que acompanhou de perto o empenho dos servidores da Secretaria para Sorocaba sediar os JAI pela segunda vez (a primeira foi em 1954).

O vereador afirma que encaminhou o pedido a Crespo por considerar baixo o investimento diante dos benefícios da competição para a cidade.

“Os Jogos Abertos são uma das maiores competições esportivas da América Latina. A cidade deve receber cerca de 15 mil visitantes, o que é importante para movimentar a economia, divulgar Sorocaba em todo Brasil, oferecer ao sorocabano a oportunidade de assistir uma competições de alto nível e reconhecer o belo trabalho dos nossos atletas, técnicos e funcionários, com os dezenas de empregos gerados pelo esporte em Sorocaba em disputas de nível estadual, nacional e internacional”, conclui.

Foto: Handebol Sorocaba / Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário